Em meio a quarentena, é comum existir um desejo de levar os filhos no parquinho ou na brinquedoteca para gastar energia e fazer uma atividade diferente, ou ir na academia do condomínio para se exercitar e sair um pouco de casa num ambiente próximo e que lhe forneça segurança.  

Contudo, em meio ao cenário onde há um aumento no número de casos do COVID-19, estas áreas, entre outras, foram fechadas para conter a contaminação entre os condôminos, por decretos publicados pela prefeitura municipal de Porto Alegre. Fica vedado o uso de salões de festas, salões de jogos, salas de cinema, espaços de recreação e academias, ou quaisquer outras áreas de convivência similares. 

O fechamento e higienização das áreas comuns são importantes para manter os ambientes dos condomínios seguros para os moradores. No atual momento em que estamos vivendo, entre altas e baixas da curva de contaminação, variando de cidade em cidade sem estrutura hospitalar para atender toda população, todos os cuidados são necessários para contribuir no combate do Coronavírus. Por isso, é fundamental que os condôminos e síndicos colaborem e respeitem os protocolos e os decretos da prefeitura municipal de Porto Alegre, a fim de preservar a saúde coletiva de cada condomínio.