Portaria virtual ou remota é uma solução tecnológica que promete aliar economia aliada ao aumento do nível de segurança, a partir da substituição de porteiros presenciais por agentes que, de maneira remota, abrem e fecham portões e garagens e monitoram o condomínio por meio de câmeras e internet, durante as 24 horas do dia.
As portarias virtuais já são uma realidade em condomínios residenciais no Brasil. A adesão a essa tecnologia possibilita corte nos custos em relação a mão de obra e encargos trabalhistas e promove a segurança. Porém, para que funcione bem, a portaria virtual necessita de equipamentos como: um sistema de biometria ou tags/cartões de acesso que contemple abertura e fechamento dos portões/portas, sistema de internet eficiente com possibilidade de um plano “B” no caso da interrupção desse serviço, câmeras IPs, backup das imagens das câmeras, entre outros.
O serviço passa a ser terceirizado, a partir da escolha de uma empresa para realizar essa atividade. A escolha deve ser feita com muita sabedoria, pois é uma área extremamente relevante. Conhecer a empresa e seu histórico é demasiadamente importante. Ter conhecimento sobre sua estrutura, as rotinas de manutenção e suporte, feedbacks de outros clientes, entre outros.
Outro fator importante para assegurar o sucesso da operação, é ter um gerador de energia, para não interromper no desempenho dos mecanismos da empresa, como por exemplo, portões de acesso, garagem e comunicação com a portaria, em casos de queda ou falta de energia elétrica.
Como em qualquer serviço, nós temos as vantagens e desvantagens. Destacamos:
Vantagens
– Redução dos gastos com mão de obra (folha e seus encargos), gerando redução de custos das taxas de condomínio;
– Por meio do sistema é possível gerenciar todo o fluxo de acesso de moradores, prestadores de serviços, funcionários das unidades, veículos na garagem, visitantes etc;
– Todos os dados são gravados e arquivados numa central e poderão ser acessados ou solicitados sempre que necessário.
Desvantagens
– Alto custo com aquisição e manutenção de equipamentos;
– Ausência do porteiro presencialmente e/ou despreparo em lidar com os equipamentos podendo gerar demora no atendimento, dificuldade na checagem de informações, o que pode comprometer questões ligadas à segurança dos moradores.
– A ausência humana e um possível sistema lento e burocrático, pode deixar a portaria mais vulnerável às ações de bandidos.
– O visitante, muitas vezes, não sabe lidar com sistema, não tem orientação e suporte imediato, e pode acabar se tornando vítima da demora no atendimento, aguardando do lado de fora da portaria.