O síndico tem um papel fundamental no momento desta pandemia. Sabendo do risco de haver pessoas contaminadas com o Covid-19, a comunicação e o respeito com a privacidade dos moradores são fatores essenciais para manter a organização e a segurança de todos os condôminos. Abaixo, na íntegravocê pode ver um caso de contaminação do Covid-19 em moradores de um condomínio e a ação providencial do síndico. 

Matéria digital do jornal GaúchaZH: 

A administração do condomínio Rossi Ideal Parque Alto, localizado no bairro Rubem Berta, na zona norte de Porto Alegre, confirmou 11 casos de coronavírus nesta terça-feira (23). A informação consta em uma circular publicada pelo síndico em um aplicativo que reúne os moradores. Segundo Adrian Slaske, todos os casos positivos estão em isolamento e não precisaram de internação.  

— Desde março, interditamos quiosques, quadras esportivas e distribuímos álcool gel. Além disso, é obrigatório o uso de máscaras nas áreas comuns do condomínio — Informou o síndico. 

No local, vivem de 916 moradores em 320 apartamentos. Os casos positivos não são de uma mesma família. Para o advogado Gabriel Faller, especialista em direito imobiliário, a pandemia tem sido um grande desafio para os condôminos e para os condomínios. 

— O que recomendo para os administradores é avisar que existem casos confirmados e alertar os moradores que redobrem os cuidados ao circular por áreas comuns. O nome dos moradores infectados jamais deve ser divulgado — comentou o advogado.  

Ainda conforme o especialista, a comunicação é um importante caminho para a orientação dos moradores e evita represálias. 

— Você não vai expulsar o morador com a doença do prédio, mas ele precisa seguir todos os protocolos estabelecidos pelos órgãos de saúde — diz. 

A reportagem de GaúchaZH procurou a Secretaria Municipal de Saúde. A pasta informou que não há um protocolo a ser seguido no caso dos condomínios, mas reforçou os cuidados de higienização ao sair e chegar em casa. 

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/porto-alegre/amp/2020/06/condominio-registra-11-casos-de-coronavirus-em-porto-alegre-ckbshkhqf01bj0162nw9qzw5x.html