O home office é uma tendência atualmente. Com uma estrutura inicial simples, composta basicamente por um computador e internet, as pessoas passaram a levar o seu trabalho para dentro de casa. A pandemia veio concretizaesta forma de trabalho, principalmente para as áreas que atuam em escritório. 

Dentro dos condomínios residenciais lidamos com desafios diários de boa convivência. Nesse contexto, o home office também foi inserido. Para desenvolver o trabalho é necessário um ambiente favoráveltranquilo e que propicie a segurança e o conforto necessário para a condução das atividades.  Contudo, é comum a vizinhança ter importunos que podem prejudicar a condução das atividades. Como exemplo podemos citar: as crianças estão em casa o dia inteiro (algumas sem aulas e muitas sem espaço de recreação do condomínio) e acabam produzindo barulho; vizinhos conversam em tom mais alto e fazem exercícios físicos em suas unidades, o que também pode produzir ruídos em volume indesejado. Reforma ou reparostambém estão na lista de situações que podem gerar ruídos indesejáveis e atrapalhar o bom desenvolvimento das atividades profissionais. 

Como diminuir esses importunos dentro de um condomínio? Como conviver com todas essas questões sem ultrapassar os limites do bom senso?  Nada melhor que umboa conversa entre vizinhos para iniciar as tentativas de solução. E o síndico pode orientar ou até mesmo mediar um conflito originado desta situação. Conforme relatado em outros posts da Porto & Oliveira, a comunicação com os condôminos é um ótimo método para a boa gestão condominial. 

O trabalho em casa é um modelo que vem ganhando espaço a cada dia, devido aos riscos de contaminação e o corte de despesas nas empresas.  Nota-se uma tendência para a permanência em muitas áreas de trabalho, principalmente por não termos ainda uma data concreta para o fim da quarentena mundial. Todos devem procurar o equilíbrio no seu dia-a-dia, conciliando suas atividades, com sua moradia e a convivência com outras pessoas. Manter uma boa convivência entre os condôminos pode ser um desafio. Mas o síndico deve estar preparado para conduzir com serenidade e tranquilidade, de maneira que todos sintam que podem contar com essa alternativa, caso venham a precisar de sua intervenção.