Uma boa previsão orçamentária, garante uma gestão eficaz no condomínio. Com ela é possível fazer o planejamento financeiro, visualizando as necessidades condominiais para garantir que estas sejam efetivadas durante o próximo ano. É um instrumento de gestão importantíssimo para os condomínios.

Faz parte das atividades do síndico e trata da previsão das despesas futuras do condomínio durante o ano a seguir, baseada nos custos vigentes e em investimentos já decididos em assembleias.  Em resumo: é analisar e deliberar sobre que forma o dinheiro arrecadado do condomínio será gasto.

É a partir da previsão orçamentária que se estabelece a taxa condominial. Por isso, é fundamental contemplar os compromissos e as necessidades já assumidos pelo condomínio para que os moradores não sejam ainda mais onerados durante o ano.

Para fazer uma previsão orçamentária, é necessário atenção aos detalhes e às necessidades do condomínio. É importante considerar os contratos e os serviços já existentes, como portaria, limpeza, manutenção de equipamentos diversos, e as obrigações e taxas legais usuais, como consumo de água, luz, recarga de extintores, limpeza de caixas d´água, contribuições previdenciárias etc. Também é importante considerar gastos sazonais, como aumento do consumo de água durante o verão, e possíveis imprevistos.

Após levantamento dessas informações, o síndico deverá apresentar essa previsão para os proprietários, em assembleia condominial a ser convocada, com essa pauta específica. É necessário que haja aprovação com a maioria simples dos votos dos participantes da assembleia. Se a previsão não for aprovada, permanecerá valendo a prestação de contas do ano anterior, sem atualização de valores. Nesse caso, poderá ser necessário realizar alguns cortes nas despesas, pois provavelmente as despesas serão superiores que as receitas. Toda discussão para aprovação e as decisões da assembleia deverão constar em ata, para formalizar a decisão da maioria.